Pesquisamos por passeios de trem e escolhemos o trecho Anhumas – Jaguariúna.
O site deste passeio é bem instrutivo, fornece mapas, valores, horários, dicas, histórias, fotografias...
Então, pé na estrada. Mapa em mãos e paciência para se perder em retornos, perguntar na estrada. Paramos em uma barraca de pastel, perguntamos e nos achamos! Melhor que começar a discutir no carro porque se perdeu em um caminho que não conhecíamos... O caminho não é difícil, é só seguir sentido Campinas e todas as informações colhidas no site são precisas.
Na estação de trem há estacionamento, o que nos tranqüilizou, afinal deixar carro na rua é o ô. Também há uma cantina, onde podemos tomar café, uma maquete do trecho com trem e tudo! Lembra do Ferrorama???
Imagine você chegar em um lugar e se sentir em uma novela das 7, da época dos Barões do Café? É esta a sensação! Você fica ouvindo aquelas músicas tipo marchinhas de carnaval, todo aquele pessoal em êxtase, é inexplicável! Toda aquela estrutura voltada às necessidades e exigências da sociedade daquela época. Cheguei à conclusão de que nos contentamos com muito pouco, ao menos no que tange uma estação de trem...
Assistimos às manobras da maria-fumaça, o engate dos vagões e então embarcamos. Nosso vagão não era o de madeira, mas mesmo assim era charmoso.
O trem anda devagar, você pode curtir a paisagem sem pressa, andar pelo trem, conhecer outros vagões. Fomos até o vagão restaurante, tão bonitinho! Ficamos lá curtindo a paisagem um tempo, depois voltamos e no caminho encontramos um pessoal que faz um show nos vagões. Dançamos, cantamos, nos divertimos à beça!
Então o trem parou na estação de Tanquinho, descemos um pouco - mas é importante dizer que esta parada é muito rápida, não se afaste do trem! Colhemos mexericas, é impressionante como frutas colhidas direto do pé são mais saborosas, talvez por serem roubadas, sei lá. O Custódio até puxou a corda do apito da locomotiva, tiramos fotos ao lado da maria-fumaça... degustamos as mexericas até nosso destino final: Jaguariúna.
Chegando em Jaguariúna, percebemos que a estação é mais moderna. Há comércio popular e restaurante próximos à estação, e é melhor que você não se afaste muito pois, a parada é relativamente rápida. Mas ainda dá para você fazer um monte de coisas: tirar fotografias com roupas antigas, beber uma cervejinha, comer, passear ou apenas ficar à toa, você escolhe.
Na volta o trem estava mais vazio, então fomos para um vagão de madeira. Ficamos namorando, conversando, curtindo a volta.
Durante o retorno foi maravilhoso conversar sobre o passeio e planejar qual seria o próximo!
Foi um passeio espetacular. Algo que você pode fazer com seu amor, sua família, seus amigos, sozinho, da forma como quiser, mas faça! Você não vai se arrepender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário